← Início » Exóticas » Árvores e Palmeiras
A Espatódea (Spathodea campanulata) é uma árvore da família Bignoniacea, também conhecida como bisnagueira, tulipeira-do-gabão, xixi-de-macaco ou chama-da-floresta.
Esta árvore atinge de 7 a 25 metros de altura, e é nativa da África tropical. É utilizada com frequência como planta ornamental em zonas tropicais e é muito apreciada pelas suas vistosas flores campanuladas de cor vermelha-alaranjada, rubras ou, mais raramente, amarelas. Em condições favoráveis, a espécie é potencialmente invasiva. Tem raízes pouco profundas e são relativamente frequentes os casos de queda de galhos (podres), fazendo com que esta árvore não seja uma boa opção em centros urbanos.
O botão floral em forma de bisnaga contém água. Estes botões são usados em brincadeiras das crianças tirando partido da sua capacidade de esguichar o líquido (chamam-lhe por isso xixi de macaco). A seiva provoca manchas amarelas nos dedos e na roupa.
As flores abertas têm uma forma de taça e retém a humidade do orvalho ou da chuva, podendo tornar-se atractivas para muitas espécies de aves, apesar da toxidade apresentada para as mesmas. Em jardins e parques neotropicais, o seu néctar atrai muitos beija-flores, como o beija-flor-de-veste-preta (Anthracothorax nigricollis), o beija-flor-preto (Florisuga fusca), o besourinho-de-bico-vermelho (Chlorostilbon lucidus) ou o beija-flor-dourado (Hylocharis chrysura).
A sua madeira é macia e por isso a árvore é por vezes usada por aves que fazem os seus ninhos escavando os troncos.
O nome genérico deriva da palavra grega spathe (σφατηε), relativa ao cálice em formato de espádice
As flores, numerosas, surgem no verão.
Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, bem drenável e leve, com regas regulares no primeiro ano após o plantio. Não tolera encharcamento ou inundações. Multiplica-se por sementes. As sementes são aladas. A frutificação em forma de vagens inicia-se de 3 a 4 anos após o plantio. A dispersão das sementes é feita pelo vento.
Beija-flores e periquitos, entre outras.
Natural África tropical.